sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Poesia Parnasiana + Parnasianismo no Brasil

Poesia Parnasiana

Movimento Literário sucessor do Romantismo que ocorre durante o século XIX, onde inspirado por um contexto revolucionário a sociedade se agita e a literatura precisava mudar e acompanhar esse instinso, já que aquele romantismo que vivia de idealizacões e fuga da realidade não cabia naquele contexto. Então nasce o Parnasianismo, junto do Naturalismo e do Realismo.
Se originou na França, Paris,e significou na poesia o espírito positivista e científico da época.
A poesia parnasiana é objetiva, descritiva e materialista, sem vínculo com a realidade. Outras características são a alienação, o rigor formal, a busca pela perfeição, a inspiração na Antigüidade clássica, a sensualidade, a presença de mitologia pagã e o uso de uma linguagem rebuscada.
Nasceu com a publicação de uma série de poesias, precedendo de algumas décadas o simbolismo. O seu nome vem do Monte Parnaso, a montanha que, na mitologia grega era consagrada a Apolo e às musas, uma vez que os seus autores procuravam recuperar os valores estéticos da Antiguidade clássica, sendo o lema de suas obras a "arte pela arte", prezando pela forma da poesia.

Características:

- objetividade temática
- culto da forma - representada pelos sonetos, versos alexandrinos (12 sílabas poéticas, rima rica, rara e perfeita)
- tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade
- universalismo
- descrições objetivas da natureza e de objetos
- retomada da Antiguidade Clássica com seu racionalismo e formas perfeitas

Parnasianismo Brasileiro

No Brasil, o parnasianismo chegou na segunda metade do século XIX e teve força até o movimento modernista (Semana de Arte Moderna de 1922). Depois da revolução romântica, que impôs novos parâmetros e valores artísticos, surgiu em nosso pais um grupo de poetas parnasianos que desejava restaurar a poesia clássica, desprezada pelos românticos.

Principais escritores:
- Alberto de Oliveira. Obras principais: Meridionais (1884), Versos e Rimas (1895), Poesias (1900), Céu, Terra e Mar (1914), O Culto da Forma na Poesia Brasileira (1916).
- Raimundo Correia. Obras principais: Primeiros Sonhos (1879), Sinfonias(1883), Versos e Versões(1887), Aleluias(1891), Poesias(1898).
- Olavo Bilac. Obras principais: Poesias (1888), Crônicas e novelas (1894), Crítica e fantasia (1904), Conferências literárias (1906) Dicionário de rimas (1913), Tratado de versificação (1910), Ironia e piedade, crônicas (1916), Tarde (1919).
- Francisca Júlia. Obras principais: Mármores (1895), Livro da Infância (1899), Esfínges (1903), Alma Infantil (1912).
- Vicente de Carvalho. Obras principais: Ardentias (1885), Relicário (1888), Rosa, rosa de amor (1902), Poemas e canções, (1908), Versos da mocidade (1909), Páginas soltas (1911), A voz dos sinos, (1916).

A partir de 1870, o Romantismo comeca a ter seus ultimos suspiros, e mostrar sua decadencia, podendo se perceber nas obras de Castro Alves, que comeca a mudar o seus estilo romantista, tendendo mais para o Realismo. E assim foi até 1880, onde o romantismo foi enfim abatido e liquidado, e severamente criticado pelas novas geracões.

Recebe uma influencia do parnasianos, fugindo do sentimentalismo romantico, mas com rastros de subjetivismo, predominando sobre assuntos como universalismo e esteticismo.

Felipe

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