sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Literatura no Cinema: O Segredo de Brokeback Montain

O Segredo de Brokeback Mountain

Sinopse
Dois caubóis se conhecem no interior do Wyoming, onde cuidam de um rebanho de ovelhas. Lá surge um amor mútuo que será compartilhado durante os 20 anos seguintes, em intervalos irregulares, mesmo depois de casados, cada um com sua mulher e filhos. Indicado a oito Oscar 2006.

Ficha do Filme
Título original: Brokeback Mountain
Diretor: Ang Lee
Gênero: Drama


Elenco


  • Heath Ledger como Ennis Del Mar
  • Jake Gyllenhaal como Jack Twist
  • Anne Hathaway como Lurren Newsome Twist
  • Michelle Williams como Alma Beers Del Mar
  • Anna Faris como Lashawn Malone
  • Linda Cardellini como Cassie Cartwright
  • Randy Quaid como Joe Aguirre
  • Kate Mara como Alma Jr. (aos 19)


Sucesso Crítico
Além de bem recebido pelo público, Brokeback Mountain também foi muito bem recebido pela crítica especializada. Baseando-se em quarenta e uma críticas de influentes jornais e revistas. O site Metacritic constatou que 87% destas eram positivas,  assim, o filme foi eleito o quinto melhor de 2005 pelo site. De acordo com o site Rotten Tomatoes, das duzentas e vinte e uma críticas registradas, também 87% foram favoráveis

Sucesso Comercial
Brokeback Mountain custou cerca de 14 milhões de dólares para ser produzido (excluindo-se os 5 milhões investidos em marketing). Arrecadou aproximadamente 180 milhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo, o que representa um lucro cerca de doze vezes maior que seu custo de produção. O filme lucrou mais de 80 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos (o que representa cerca de 46% do lucro total), transformando-o no oitavo filme dramático de romance com melhor bilheteria naquele país.

Crítica
Com oito indicações ao Oscar, 4 Globos de Ouro no currículo e uma infinidade de prêmios em outros sindicatos e associações do meio cinematográfico, poucas vezes um filme despontou com tamanho favoritismo a uma estatueta de melhor filme como o trabalho realizado por Ang Lee. Isso faz de Brokeback Mountain um filme sensacional? Sim e não.

É bem verdade que em seus aspectos técnicos, Brokeback recebe com louvor a nota máxima. A começar pelo belíssimo trabalho de direção de
Ang Lee, que aborda um tema delicado de uma maneira sensível e longe de apelos vulgares comuns a filmes que tratam do homossexualismo. Heath Ledger e Jake Gyllenhaal também colaboram sobremaneira para o bom resultado com atuações soberbas, sem cair em clichês e excessos - também comuns às figuras do gay ou do caubói durão. A bela trilha de Gustavo Santaolalla, o mesmo de Diários de Motocicleta, também pontua o filme em um ritmo que colabora muito com seu desenvolvimento. O tema não poderia ser mais atual - dois caubóis se conhecem em uma montanha e iniciam um relação amorosa às escondidas - e controverso.
Mas há ressalvas: apesar do tom acertado do roteiro - que conta com um final surpreendente que acentua ainda mais a relação entre eles e transmite ao público o mesmo sentimento do personagem principal - o filme acaba se tornando um pouco cansativo, com algumas poucas cenas repetitivas. A tentativa de Ang Lee, em não julgar seus personagens pelas suas atitudes "não-convencionais", acaba minimizando o fato de ambos traírem suas esposas "em nome de um amor maior", o que o deixa, no mínimo, longe da isenção.

Em síntese, Brokeback é um excelente filme se analisado em seus aspectos individuais. Já em termos gerais, pode ser considerado um bom filme, mas muito longe do alarde feito mundo afora - aliás, claramente protagonizado pela polêmica em si do tema, do que pelo filme propriamente.

Thaisa


http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Segredo_de_Brokeback_Mountain

Nenhum comentário:

Postar um comentário