domingo, 26 de setembro de 2010

Literatura no Cinema : Crepúsculo

 
Livro escrito em : 2005 / Título Original: Twilight
Sinopse do livro:
Crepúsculo poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Assim, soma-se à paixão um perigo sobrenatural temperado com muito suspense, e o resultado é uma leitura de tirar o fôlego - um romance repleto das angústias e incertezas da juventude - o arrebatamento, a atração, a ansiedade que antecede cada palavra, cada gesto, e todos os medos. Isabella Swan chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen. Ele é lindo, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante.      
 Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr.
Filme feito em: 2008 / Titulo Original: Twilight
Ficha Técnica
Diretor: Catherine Hardwicke
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Michael Welch, Justin Chon, Peter Facinelli, Kellan Lutz.
Produção: Greg Mooradian, Mark Morgan, Karen Rosenfelt
Roteiro: Stephenie Meyer, Melissa Rosenberg
Fotografia: Elliot Davis
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 120 min.
País: EUA
Gênero: Fantasia
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Maverick Films
Classificação: 14 anos

Sinopse do Filme
Isabella Swan (Kristen Stewart) chega à cidadezinha de Forks, onde mora seu pai. Esse é o último lugar onde gostaria de viver, assim ela precisa se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora, e ainda morar com um pai com quem nunca conviveu. No entanto em seu destino está Edward Cullen (Robert Pattinson), ele é bonito, perfeito e misterioso. Assim eles se apaixonam, mas é um amor proibido devido ao fato de ele ser um vampiro.
Artigo:

Crepúsculo é o mais recente fenômeno entre adolescentes. Baseado no best seller  de Stephenie Meyer, o filme reúne elementos que atraem em cheio os espectadores o publico jovem : romance e fantasia, além de toques de suspense.
Dirigido por Catherine Hardwicke , Crepúsculo acompanha o romance entre Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson). Um romance adolescente - já complicado por definição - que ganha toques de drama por conta dele ser um vampiro. Tudo ocorre chuvosa cidade de Forks, no Estado norte-americano de Washington, para onde ela se muda para morar com o pai (Billy Burke). O tempo sempre nebuloso é terreno perfeito para que os vampiros Cullen, possam viver, incluindo Edward. Quando Bella se muda para lá, a atração entre os protagonistas é inevitável.

Edward é mais ou menos tudo que uma garota sonha é lindo,e protege Bella e ainda tem superpoderes. Deve ser por isso que ele é capaz de arrancar suspiros não somente da protagonista, mas da platéia feminina também. Tem esse detalhe dele sempre ter de resistir a sugar todo o sangue da amada, mas isso é mero detalhe que Bella tenta superar. Por isso, existe essa tensão entre os dois que nunca passa. Ao mesmo tempo em que querem responder aos instintos relacionados ao amor e ficarem juntos para sempre, Edward tem de superar seus próprios desejos vampirescos e não matar sua amada. Literalmente. O conflito é transformado em tensão, sofrimento, dor e tudo isso que o amor provoca, mesmo nos seres humanos normais que não brilham como diamantes sob o sol como os vampiros.

Crepúsculo é o tipo de filme que funciona muito bem junto aos espectadores que embarcam em sua viagem. As cenas nas quais Edward mostra sua força e velocidade são impressionantes, principalmente quando ele praticamente flutua pelas florestas que circundam a cidade de Forks. Pattinson e Kristen estão bem nos seus papéis, representando dignamente essa tensão do amor tão difícil por seus próprios instintos, mas impossível de não ser experimentado pelos personagens. O cenário gelado, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a história precisa. A trilha sonora conta com bandas atuais que fazem sucesso mundial.

Seu filme foi muito bem adaptado , sendo muito fiel ao livro , a critica diz que nunca imaginou que conseguissem levar a magia do livro para a telona ,mais todos se surpreenderam com a atuação de Stewart e Pattinson , que por sua excelente performance levaram vários troféus , no filme eles manteram os prólogos que Meyer faz em todos os livros , muitas descrições contidas no livro foram ilustradas no filme poupando tempo, Catherine foi muito elogiada pelo bom trabalho com o primeiro livro que foi o que abriu para a série ‘Twilight’ um sucesso extremo .

Crepúsculo é uma mistura de milhares de sucessos,trabalho árduo,muito investimento e tudo que há de melhor ,  não poderia resultar em nada mais do que uma brilhante aceitação do publico.
 
 
 
 
 
                                        por: Caroline Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário