terça-feira, 21 de setembro de 2010

Literatura no Cinema: Opinião

O cinema, desde de seu surgimento, vem tentando "copiar" livros, transformando suas histórias em grandes produções visuais que arrecadam milhões em suas bilheterias. Mas como "copiar" com perfeição algo que surgiu até, talvez, antes de cristo ?
Talvez seja por isso que tantas vezes escutamos: "O livro é melhor!"
Obviamente que os amantes de filmes irão defender falando que as descrições por vezes tão ricas nos livros podem ser puladas pois estamos "vendo a descrição" personificada, com os cenários e os atores; porém a característica principal de muitos livros, de muitos escritores, é justamente a descrição, assim, quando o filme é feito, perde-se o encanto.
Nós não somos contra livros virando filme, porém perde-se muito quando isso acontece com determinados livros, um exemplo é a obra "O Senhor dos Anéis", que possui muitos trechos descritivos, e que apesar do filme ser um ganhador de Oscars, pula milhares de partes. O filme é bom e consegue retratar a história como um todo, porém o que fez Tolkien, o autor, bom, foi seus milhares de detalhes e minunciosidade, resumindo o livro é melhor.
Apesar de termos varias boas adaptações no cinema, ele nunca será tão bom quanto a literatura, e é por isso que continuaremos a ouvir:
"O livro é melhor!"


Por Denise Samanta
nº11   2ºEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário